Nano-armadilha é capaz de remover mercúrio de corpos d’água

Segundo o Greenpeace, o mercúrio é um metal amplamente utilizado para a separação de ouro em meio aquoso, sendo muito utilizado, por exemplo, em garimpos na Amazônia. Esse metal é um bioacumulador, ou seja, sua quantidade vai aumentando ao longo da cadeia alimentar e através do consumo de peixes (Fig. 1), por exemplo, pode provocar grandes danos no sistema nervoso, que vão desde dificuldades motoras até perda da visão e morte. 


Figura 1: Peixes em um mercado na região norte do país

Fonte: Décio Yokota/Iepé

Atualmente, a técnica mais utilizada para a remoção de mercúrio do meio aquoso é a adsorção. Os adsorventes convencionais costumam conter grupos ligantes do tipo tiol (-S-H), isso é, envolvendo enxofre, mas muitas vezes são ineficazes na sua função pois podem perder esses grupos e liberar esse elemento no meio, tem uma capacidade de adsorção baixa ou não funcionam em níveis de acidez alterados. 

A fim de superar esses obstáculos, os pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida desenvolveram uma “nano-armadilha” com uma alta superfície de contato, grupos ligantes extremamente eficazes e distribuídos e alta estabilidade em diferentes condições da água. Para isso, eles enxertaram os grupos ligantes em um polímero orgânico poroso.

Os resultados foram extremamente satisfatórios. A nano-armadilha consegue remover com eficiência mais de 99,9% do mercúrio da água em apenas alguns minutos, com uma capacidade de saturação de mais de 1000mg/g, isto é, cada grama desse polímero seria capaz de remover mais de 1g de mercúrio. 

Tecnologias como essa, embasadas no estudo da nanotecnologia, nos ajudam a cuidar do meio ambiente e mitigar os danos causados pelo homem, melhorando assim a vida marinha, a biodiversidade, nossos alimentos e água e, assim, nossa qualidade de vida.

Fontes:

LI, Baiyan; ZHANG, Yiming; MA, Dingxuan; SHI, Zhan; MA, Shengqian. Mercury nano-trap for effective and efficient removal of mercury(II) from aqueous solution. Nature Communications, [S.L.], v. 5, n.5537, 20 nov. 2014. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1038/ncomms6537.

GREENPEACE BRASIL. Peixes de feiras livres da Região Norte estão contaminados por mercúrio.  30 de maio de 2023. In: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/peixes-vendidos-em-mercados-publicos-e-feiras-livres-da-regiao-norte-estao-contaminados-por-mercurio/, Acesso em 02/02/2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *