Uso de compostos do açafrão contra o câncer: como a nanotecnologia torna isso possível?

Você já ouviu falar que alguns temperos ou plantas podem fazer muito bem à saúde? A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, é rica em curcumina (Fig. 1), um polifenol com propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e a de mais interesse dos cientistas: anticâncer, visto que ela impede a proliferação de células cancerosas e induz a morte delas.


Figura 1: Estrutura química da curcumina.
Fonte: SciFinder (Chemical Abstract Services) 

Essa molécula, diferente de outros medicamentos contra o câncer, é seguro para humanos até em doses altas, como 12 g, mas sua absorção pelo organismo é extremamente limitada, já que ela é rapidamente metabolizada e excretada, além de ser insolúvel em água.

Para contornar esse problema, pesquisadores dos Emirados Árabes Unidos e do Egito desenvolveram uma nanoemulsão de curcumina. Assim, esse composto formou nanopartículas, entre 45 e 60 nm, que puderam se difundir na água, mesmo que na sua forma livre seja insolúvel, as quais eles chamaram de Cur-NE (Curcumin Nano-emulsion). 

Em testes em ratos, os pesquisadores perceberam que a nanoemulsão de curcumina era capaz de danificar as mitocôndrias, que são essenciais para as células cancerosas, além de produzir estresse oxidativo e induzir a morte dessas células, processo chamado de apoptose (mecanismo que já é usado em quimioterapia e radioterapia). Dessa maneira, eles puderem observar a diminuição do crescimento dos tumores entre indivíduos tratados e não tratados.

As nanoemulsões de curcumina, inclusive, já haviam sido testadas contra o câncer via terapia fotodinâmica. Neste caso, contudo, foram testadas suas propriedades de prejudicar as células cancerosas de outra maneira: a partir da perturbação do equilíbrio oxidativo. Isso mostra a versatilidade dessa molécula e seu amplo leque de possíveis aplicações contra a doença. 

Essa é apenas mais uma das possibilidades que a nanotecnologia apresenta para o desenvolvimento de novas drogas contra o câncer, uma doença tão atroz e cada vez mais latente na sociedade. Esse contexto exige a pesquisa e a elaboração de novas terapias, campo em que os produtos naturais têm se tornado paulatinamente mais presentes.

Para mais informações, acesse o artigo em:
https://www.nature.com/articles/s41598-023-47255-w#citeas

 RAGEH, Monira M.; ABDELMONEAM, Eman A.; SHARAKY, Marwa; MOHAMAD, Ebtesam A.. Physico-chemical properties of curcumin nanoparticles and its efficacy against Ehrlich ascites carcinoma. Scientific Reports, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 1-14, 24 nov. 2023. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1038/s41598-023-47255-w.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *