Tipo agressivo de câncer cerebral é tratado com auxílio de nanotecnologia

Uma nova estratégia de encapsulamento de uma molécula fotoativa e um agente quimioterápico está sendo testada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) com apoio da FAPESP. Com a utilização de nanotecnologia na nova técnica, os compostos ativos encapsulados são liberados exatamente no local afetado gradativamente, preservando a integridade do tecido cerebral e diminuindo possíveis danos ao órgão e às funções vitais do paciente durante a operação.

Durante o simpósio FAPESP Week France, que ocorreu entre os dias 21 e 27 de novembro de 2019, os dados da pesquisa foram apresentados por Antônio Cláudio Tedesco, do Centro de Nanotecnologia e Engenharia Tecidual e Fotoprocessos do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

O grupo responsável pela pesquisa pretende, muito em breve, avaliar os efeitos da nova técnica em animais, já que o intuito dos testes é diminuir o tamanho do tumor, uma vez que o tratamento terá início cerca de duas semanas antes da operação. Desta forma, será possível promover o enriquecimento de moléculas fotoativas no local que, combinadas com o quimioterápico,serão encapsuladas em nanopartículas.

Para saber mais, acesse:

http://agencia.fapesp.br/nova-estrategia-para-tratar-o-tipo-mais-agressivo-de-cancer-cerebral-e-testada-na-usp/32052/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *