Antibiótico tem sua eficiência aumentada em 10 vezes com uso de nanopartículas

A agência FAPESP apoia mais uma inovação nacional no campo do desenvolvimento de fármacos com base em nanotecnologia para aumento de eficiência. Com colaboração de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Pernambuco, a pesquisa foi desenvolvida no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A pesquisa consiste na injeção de uma nanopartículana corrente sanguíneaque possui a propriedade de carrear moléculas do antibiótico tetraciclina encapsulado em nanopartículas de sílica e uma camada de gluconamida (um carboidrato) até as bactérias Escherichia coli. No local afetado ocorre a aderência da nanopartícula, de modo que o medicamento tem sua liberação gradual, combatendo as bactérias entre 5 e 10 vezes mais eficientemente do que fármacos convencionais.

Com este novo procedimento, o fármaco poderá transitar mais de uma vez no organismo do paciente com apenas uma dose, a fim de atingir o alvo sem maiores danos ao organismo como um todo.

Segundo o pesquisador Matheus Cardoso do CNPEM, a resistência a antibióticos é um problema de saúde global, e eliminar bactérias utilizando nanopartículas é uma saída para o problema.

Fonte: Agência FAPESP

Para saber mais acesse: http://agencia.fapesp.br/nanoparticula-aumenta-em-ate-10-vezes-a-eficiencia-de-antibiotico/32486/