Nanotecnologia no combate à infecções bacterianas oculares

Há muito se sabe que infecções bacterianas sempre representaram um grave problema de saúde em todo o mundo. Visando o tratamento de infecções bacterianas oculares, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) realizou um estudo com nanopartículas à base de lipídios contendo antibióticos (LBNs), responsáveis por transportar, em meio aquoso orgânico, o medicamento no organismo do indivíduo até o local da infecção.

A vantagem do tratamento usando a nanotecnologia se baseia na maior velocidade de absorção do fármaco pelo organismo, na proteção do antibiótico contra degradação enzimática e/ou química no corpo do paciente, e numa eficácia antimicrobiana de, no mínimo, duas vezes maior que a administração do medicamento por vias convencionais, reduzindo, consequentemente, a toxicidade relacionada aos antibióticos usados hoje em dia.

Os próximos passos da pesquisa conduzida pela doutoranda Mirla Bazan foi estudar uma nanoemulsão com o antibiótico rifampicina para tratar tuberculose ocular, focando no uso dos nanocarreadores para administração por meio de colírios.

Representação esquemática da interação entre uma nanopartícula lipídica e uma bactéria.
Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/pesquisadores-da-usp-estudam-novas-nanoparticulas-para-tratar-infeccoes-bacterianas-oculares/

Para saber mais acesse: https://jornal.usp.br/ciencias/pesquisadores-da-usp-estudam-novas-nanoparticulas-para-tratar-infeccoes-bacterianas-oculares/


Leia o artigo na íntegra em: HENOSTROZA, Mirla Anali Bazán et al. Antibiotic-loaded lipid-based nanocarrier: a promising strategy to overcome bacterial infection. International Journal of Pharmaceutics, p. 121782, 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *