Produtos Naturais e Nanocarreadores: Uma Combinação Sustentável Na Aquicultura

A aquicultura é uma indústria alimentar que consiste na criação e cultivo de organismos aquáticos, como grandes variedades de peixes, frutos do mar, algas, rãs e répteis. Apesar de não ser uma prática muito conhecida, esta atividade tem apresentado um destaque significativo na atualidade, sobretudo no Brasil, que apresenta as condições naturais  favoráveis para o seu desenvolvimento. Nosso país conta com uma extensa costa marítima de 8500 quilômetros e 12% da água doce disponível no planeta. Assim, ele se encontra em uma posição privilegiada para se tornar uma grande liderança nessa atividade econômica. No entanto, um problema que vem sendo fortemente associado a essa prática é a  presença de contaminantes emergentes nos ecossistemas aquáticos. Esta problemática é resultado do descarte indevido de antibióticos produzidos pelas indústrias, ocasionando fortes impactos ambientais e sérios problemas à saúde humana, uma vez que esses contaminantes aumentam a resistência dos microrganismos presentes no meio aquático e são bioacumulativos. 

 A utilização de produtos naturais, como óleos essenciais, fitoquímicos, peptídeos bioativos de plantas, animais e microrganismos são alternativas sustentáveis aos antibióticos sintéticos na prevenção ou tratamento de ataques patogênicos na aquicultura. Neste contexto, a utilização de produtos naturais em conjunto com os nanocarreadores se apresenta como uma ferramenta amplamente promissora na remediação da poluição dos ecossistemas aquáticos e no aumento da produtividade na aquicultura. Como indica o estudo realizado por Okoye e colaboradores (Figura 1).

(Figura de Getty images)

Neste estudo, Okoye e sua equipe apresentaram uma série de vantagens ao utilizar produtos naturais em conjunto com nanocarreadores. Essas vantagens englobam a melhora da especificidade deles contra infecções microbianas, bem como a garantia dos efeitos antimicrobianos sem promover o aumento da resistência antibacteriana e de outras drogas. Por fim, asseguram uma liberação programável e controlada do produto natural para aumentar a vitalidade e a produtividade da aquicultura.

 Em suma, o uso concomitante de produtos naturais e nanotransportadores emerge como uma ferramenta demasiadamente promissora tanto no que diz respeito à remediação da poluição dos ecossistemas aquáticos quanto no aumento da produtividade na aquicultura. Contudo, são necessários mais estudos que investiguem com maior precisão essa abordagem a fim de melhorar o nosso entendimento sobre os seus benefícios e desafios potenciais.

Para saber mais sobre esse tema, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *