Nanocompósitos: Uma Solução Inovadora para o Resfriamento de Eletrônicos

(Figura de Getty Images).

Desde seu início, o uso da tecnologia teve um crescimento exponencial e atualmente se faz necessário na vida da humanidade. Empresas do ramo tecnológico trabalham a todo momento no desenvolvimento de aparelhos e componentes eletrônicos mais eficientes e mais tecnológicos. E esse desenvolvimento está ligado a diversos fatores como o aumento de informação sobre tais componentes, uma exigência maior do comprador durante a compra dos produtos, uma maior diversidade das áreas de aplicações e devido à economia que circula no mundo. Neste contexto, é possível observar as transformações dos computadores ao longo da história. Esses equipamentos, inicialmente, ocupavam um cômodo e hoje são bem menores, apresentando configurações que os tornam mais rápidos e otimizados. 

Por conta da diminuição dos componentes eletrônicos e o avanço tecnológico relacionado, um dos principais problemas de falha se refere à sua refrigeração. Um número excessivo de peças são fabricadas diariamente e isso se tornou um grande desafio para as empresas, pois é necessário também o desenvolvimento de um componente que seja capaz de dissipar o calor de forma mais eficiente e aumentar a vida útil dos dispositivos eletrônicos. Frente a esses desafios, pesquisadores brasileiros fizeram uso da nanotecnologia para criar um “nanocompósito”  que apresenta a textura de uma pasta e poderá ser aplicado em componentes eletrônicos que apresentam maior grau de aquecimento.

O nanocompósito foi desenvolvido com base no processamento de nanopartículas de materiais grafíticos, que incluem o grafeno, polímeros e aditivos. O uso de compostos contendo grafite são utilizados por serem bons condutores térmicos e ótimos dissipadores de calor, fazendo com que sejam aplicados também em leds e baterias.


O emprego de compósitos contendo grafeno é extremamente inovador e benéfico para a indústria de dispositivos, pois possibilita a união de caraterísticas – mecânicas, térmicas e elétricas – essenciais para esse mercado

Destacou a professora Sílvia Nista, membro da equipe.

Estima-se que esse nanocompósito esteja disponível no mercado no começo de 2024. Atualmente, o desenvolvimento deste nanocompósito deve ser entregue à iniciativa privada, fazendo com que se tenha um número maior de testes até chegar nas mãos dos primeiros clientes, com foco nos setores de iluminação e de veículos elétricos. 

Para saber mais, acesse: Nanocompósito diminui aquecimento de eletrônicos, iluminação e veículos elétricos (inovacaotecnologica.com.br)

Fonte: SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Nanocompósito extrai calor de eletrônicos, LEDs e baterias. 08/09/2023. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanocomposito-diminui-aquecimento-eletronicos-iluminacao-veiculos-eletricos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *