Nanotecnologia e controle de moscas?

Pesquisadores da Rice University, Duke University, Brown University e Baylor College of Medicine observaram que sinais magnéticos podiam ativar certos neurônios direcionados, permitindo, assim, o controle da posição do corpo de moscas e fazendo com que elas realizassem determinados movimentos. 

Para isso, primeiramente os pesquisadores empregaram engenharia genética para alargar um canal iônico que é sensível ao calor em alguns neurônios, os quais fazem com que as moscas abram suas asas. Assim, a aplicação de um imã em nanopartículas magnéticas altera de modo espécifico  o campo magnético  (Figura 1), ativando os neurônios  pelo aquecimento dessas nanopartículas, controlando assim os movimentos dos animais (ver video).   

Esses cientistas têm como objetivo encontrar maneiras não invasivas e precisas para tratar problemas neurológicos de forma remota, controlando canais por meio de campo magnético. Eles conseguiram produzir uma resposta comportamental da ordem de fração de segundo, o que não havia sido feito antes. Também foi possível ajustar as nanopartículas magnéticas para responder a diferentes intensidades e frequências de campo magnético, conseguindo uma estimulação multicanal em uma fração de segundos.

Figura adaptada de Sebesta et al. (2022).

Para mais informações, acesse: 

https://canaltech.com.br/ciencia/cientistas-hackeiam-cerebro-de-moscas-e-as-controlam-remotamente-veja-video-221113/

ou consulte o artigo original:

https://www.nature.com/articles/s41563-022-01281-7

2 comentários em “Nanotecnologia e controle de moscas?

  • 20 de setembro de 2022 em 20:40
    Permalink

    Nossa, muito interessante. Parabéns

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *