Dois projetos revolucionários utilizando a nanotecnologia

Nos dias atuais, a nanotecnologia vem ganhando espaço no cenário científico, os pesquisadores estão a cada dia que passa mais preocupados em explorar esse campo, dito isto, hoje iremos apresentar a vocês três projetos que irão revolucionar a nossa compreensão de tecnologia.

De acordo com a revista Exame, cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, desenvolveram um disco de dados no qual se pode armazenar até 360 TB (Tera Bits) e tem durabilidade de até 13,6 bilhões de anos, além disso, o disco suporta até 1000 mil graus Celsius, sendo capaz de suportar a temperatura de qualquer região da terrestre. Utilizando lasers ultra velozes, os dados são armazenados no disco de vidro, uma vez que nanoestruturas alteram o caminho da luz, os dados são armazenados em micro espaços podendo medir cerca de cinco micrometros cada um distribuídos em três camadas, facilitando a leitura e criando mais disponibilidade de acesso em computadores.

Outro revolucionário projeto partiu da empresa Ultra Tech. A empresa americana criou um líquido chamado Ultra sempre seco, ou no inglês Ultra ever dry, o mesmo é um revestimento de polímero tendo propriedades super hidrofóbicas e oleofóbicas que permitem ao usuário tornar qualquer superfície resistente a todos os tipos de líquidos. O Ultra sempre seco pode ser utilizado em qualquer superfície, pedra, concreto, plástico, vidro, papel ou tecidos. Sendo reconhecido como impermeabilizante no mercado de vendas, algumas construtoras já têm utilizado esse produto em suas obras, protegendo-as de intempéries. Além disso, o produto vem a cada dia que é um produto viável por ser de fácil manuseio.

Notamos que a nanotecnologia ganha espaço até mesmo em campos inesperados, inerente a isso seu crescimento é inquestionável e sua pesquisa essencial. Grandes países têm investido nessa área e reconhecidas universidades brasileiras se preocupam com o desenvolvimento de novos produtos se valendo da mesma, buscando facilitar a vivência de sua população.

Para saber mais acesse:

Por: Patrick de C. Barbosa.