Fatores potencializadores e restritivos de implantação e desenvolvimento de pequenas empresas inovadoras de base tecnológica e/ou social em habitats de inovação brasileiros.

Petiano: Lucas Proni

Orientador: Profa. Dra. Luciane Meneguin Ortega

images

A identificação dos fatores que condicionam o êxito das empresas e a determinação do comportamento que se deve adotar para melhorar seu rendimento vem ocupando, nas últimas décadas, uma parcela significativa do pensamento econômico e constitui preocupação central de todos aqueles que participam na direção e gestão de organizações.

Há um maior consenso, em torno da hipótese de que os resultados das empresas influenciam e são influenciados tanto por fatores externos como internos e que, entre eles, existem distintas relações de interdependências. Quais são os fatores mais importantes? Os fatores externos são requisitos necessários, porém não suficientes, para uma alta rentabilidade empresarial? São os fatores internos os condicionantes mais poderosos dos resultados empresariais? Quais são estes fatores e quais são considerados pelos empresários como fatores-chave de êxito e de fracasso? O presente projeto busca avançar nesta direção tendo como foco a avaliação de pequenas empresas inovadoras de base tecnológica (PEIBT´s) e social (PEIBS’s) inseridas em habitat de inovação brasileiro.