Petiano: Átila Ferrari

Orientador: Prof. Dr. João Luiz Bernardes Júnior (Curriculo Lattes)

gazeCom o avanço da tecnologia, outras formas de interação passaram a ser mais exploradas como, por exemplo, telas sensíveis ao toque, detecção de movimentos e comandos de voz. Uma dessas metodologias que já é explorada desde 1879 para outros fins, como análises psicológicas, percepção da atenção (aplicações em marketing) é o rastreamento de olhar que está começando a ser utilizado para interação com o computador.

Existem softwares que conseguem realizar o processo de rastreamento de forma eficiente nas condições apropriadas. Entretanto os desenvolvedores destes sistemas não os projetaram baseados em um mesmo padrão, resultando em rastreadores que possuem conjunto de funcionalidades, formato de comandos, tipos de saída diferentes.

Isso resulta em aplicações criadas para utilizar o rastreamento de olhar terão suporte apenas para o sistema em cima do qual eles foram feitas que por sua vez estão “presos” a um determinado hardware ou conjunto de softwares (sistema operacional, linguagem em que foi desenvolvida, etc).

Uma maneira de resolver este problema é adicionar uma camada entre os rastreadores e as aplicações, de forma que esta camada se comunique com diversos softwares rastreadores em suas diversas linguagens e padrões e, no entanto forneça às aplicações um conjunto de dados único, padronizado e completo.

 

 

Fechar Menu