Análise de Redes Sociais: desenvolvimento de ferramentas para a análise da comunidade científica brasileira

Petiano: Caio Margutti Alves

Orientador: Prof. Dr. Luciano Antonio Digiampietri (Curriculo Lattes)

As Redes Sociais são estruturas que representam pessoas ou organizações (atores) e suas relações. A Análise de Redes Sociais é baseada no estudo destes atores e de suas interações de forma a permitir uma avaliação mais ampla de comunidades.

Em agosto de 1999, foi lançada a plataforma Lattes pelo CNPq como uma forma de padronizar o formulário de currículo a ser utilizados no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia e CNPq.

Desde então, o Currículo Lattes vem aumentando sua abrangência, sendo utilizado pelas principais universidades, institutos, centros de pesquisa e fundações de amparo à pesquisa dos estados como instrumento para a avaliação de pesquisadores, professores e alunos. Devido ao sucesso de sua adesão, tornou-se uma plataforma muito rica para a análise de redes sociais acadêmicas, onde os pesquisadores serão os atores da rede e diferentes tipos de relações podem ser utilizados (por exemplo, relações de orientação e de coautoria). Estas redes podem servir de base para a identificação de especialistas, predição de relacionamentos e, em especial, para a criação e avaliação de Políticas Científicas.

Este projeto tem como objetivo desenvolver algumas ferramentas para facilitar a análise da comunidade científica brasileira.

AcumuladoPublicacoes