Montagem e anotação de genomas e metagenomas

Petianas: Camila Izidio Costa e Vivian Mayumi Yamassaki Pereira

Orientador: Prof. Dr. Luciano Antonio Digiampietri (Curriculo Lattes)

ID-100140596

A Bioinformática é uma área essencialmente interdisciplinar envolvendo as Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Estatística, Química, Farmácia, Matemática, entre outras, no desenvolvimento de métodos para armazenamento e recuperação de dados biológicos e na construção de modelos e algoritmos para a solução de problemas biológicos.
A pesquisa desenvolvida neste projeto consiste na montagem e anotação de genomas e metagenomas. A montagem de um genoma consiste de, através da sobreposição de pequenos pedaços de DNA, se obter pedaços cada vez maiores e, por fim, o genoma completo. Muitas vezes este processo é comparado à montagem de um quebra-cabeça onde há peças repetidas, peças extremamente parecidas e, eventualmente, há peças faltando. Já a anotação de um genoma consiste no processo de anotar as sequencias encontradas, buscando identificar sua funcionalidade.
Metagenômica corresponde ao estudo de comunidades microbianas em nichos ecológicos específicos, por exemplo, o estômago de animais, o fundo do mar, as nuvens e o interior de cavernas. Neste projeto, estamos inicialmente analisando dados de metagenomas da compostagem que ocorre no Zoológico Municipal de São Paulo e as ferramentas desenvolvidas visam a comparar a evolução microbacteriana da compostagem ao longo do tempo de forma a identificar correlações entre o crescimento (ou decaimento) da variedade e quantidade de espécies, bem como identificar genes ou conjuntos de genes de interesse.