Seguindo o anúncio feito pelo grupo PET semanas atrás, o projeto GRACE (GaRoTas em Computação e Empreendedorismo) segue mais uma nova etapa em seu desenvolvimento, contando com a ajuda da incubadora da EACH, a Habits, por meio de um workshop de Design Thinking (clique aqui para conhecer o projeto GRACE).

Tal atividade é de teor fundamental para que o GRACE obtenha sucesso em seus objetivos, já que o assunto sobre a abordagem de mulheres em computação mostra-se complexo e, portanto, deve-se ser abordado com cuidado e competência. Mas afinal, do que se trata o Design Thinking e como ele nos ajuda?

O Design Thinking consiste de um conjunto de métodos e processos que abordam problemas, com o objetivo de se realizar futuras aquisições de informações, análises e a proposição de possíveis soluções. Para tal, leva-se em consideração três principais pontos no processo como um todo: durante a abordagem, é importante a utilização da empatia no contexto do problema, de forma a se colocar no centro de desenvolvimento de um projeto, para que se chegue a uma solução, a criatividade é fundamental, já a razão é bem-vinda para analisar e adaptar as soluções para o contexto em questão.

Assim, nos primeiros estágios da aplicação do Design Thinking, o grupo pôde se colocar no contexto do problema por meio da criação de personas: trata-se de uma ferramenta que envolve a criação de personagens ficcionais que possuem características que irão sintetizar motivações, desejos, expectativas e necessidades do público envolvido no projeto.

Vale salientar que a aplicação do Design Thinking ainda está em progresso em nosso projeto e, portanto, há muito mais por vir. Acompanhe a publicação de novas atualizações do GRACE que serão postadas em breve no site. Aproveitamos para fazemos o nosso agradecimento pela atividade dada pela incubadora Habits; não deixe de conhecê-la!

IMG-20170525-WA0001 IMG-20170525-WA0002
IMG-20170525-WA0007 IMG-20170525-WA0008

IMG-20170525-WA0009IMG-20170525-WA0010

Fechar Menu