Projeto GRACE – GaRotAs em Computação e Empreendedorismo

O grupo PET tem o prazer de anunciar nosso mais novo projeto: o Projeto GRACE – GaRotAs em Computação e Empreendedorismo, anteriormente chamado de Mulheres na Computação. Esse teve como inspiração para seu nome a matemática, cientista da computação e almirante da Marinha dos Estados Unidos Grace Hopper, responsável pelo surgimento do primeiro compilador para linguagens de programação, o que levou ao surgimento do COBOL, a primeira linguagem de programação que se aproxima da linguagem humana, ao invés da linguagem de máquina. É também considerada a autora do termo “bug“, utilizado para caracterizar uma falha em códigos de programação.

Contando com tal inspiração, além de diversas outras mulheres de importante contribuição na área da Computação, o projeto terá como principal meta levar inspiração a alunas e alunos do ensino fundamental e médio, de modo a valorizar seu interesse e participação nas áreas de Computação e Empreendedorismo. O objetivo é auxiliar na redução do alto nível de disparidade entre os gêneros dos ingressantes nos cursos de Computação, sendo estudantes do sexo feminino ainda minoria nessa área do conhecimento.

Para tal, serão realizadas visitas a escolas de ensino fundamental e médio, de modo a divulgar a área de Computação, trazer inspirações de personalidades femininas de importante participação nessa área, além de trazer dinâmicas que promovem o trabalho em grupo e a cooperação entre indivíduos. Assim, pretende-se valorizar a igualdade de gênero, principalmente ao que se diz respeito à participação de mulheres e homens na Computação e na Ciência no geral .

Aguardem novidades sobre esta atividade, que serão publicadas posteriormente no site!