• GRACE

Grace_final

No dia 19 de outubro de 2018, o grupo PET-SI esteve presente na EMEF Cecilia Meireles, realizando as dinâmicas do projeto GRACE. Estiveram presentes as meninas voluntárias do projeto – as graduandas Júlia, Thais e Yasmin, e a mestranda Ricelli – e o petiano Silas. A professora Edna nos recebeu e nos guiou, garantindo tudo para que a atividade fosse um sucesso. Para saber mais sobre o projeto, dê uma olhada nesse post.

A atividade começou às 14h nas dependências da escola, e se extendeu até às 16h30min. Participaram conosco mais de 20 alunas do ensino fundamental, envolvendo meninas do 8º e 9º ano. As garotas apresentaram a primeira parte da dinâmica e, em grupos, as alunas começaram a realizar o que foi pedido. Depois, todas se uniram para a segunda parte: montar a imagem. Em pouco tempo já era possível ver o desenho que se formara: um coração!

GRACE: montando a imagem

Após a dinâmica, as garotas do GRACE trouxeram uma visão geral do que significa computação e como os estudos dessa área podem ser aplicados nos mais diferentes âmbitos. Também foram apresentadas algumas sub-áreas, mostrando que computação não é apenas mexer no computador ou somente programar. Por fim, as garotas apresentaram mulheres importantes para a área da computação, do passado e do presente, incluindo todas as professoras do curso de Sistemas de Informação da USP.

Durante toda a dinâmica e apresentação, as alunas da escola se mostraram bastante participativas, perguntando e comentando sobre aspectos importantes para a discussão do tema. Depois, todos participaram de um bate-papo descontraído, resolvendo dúvidas, compartilhando diversos interesses e discutindo como a computação está presente no nosso dia-a-dia.

GRACE: apresentação

Ambos os lados, a organização da EMEF e as participantes do projeto GRACE, se mostraram bastante interessados em continuar com a atividade. De nossa parte, podemos dizer que a experiência foi maravilhosa e esperamos poder participar mais vezes de discussões similares. Agradecemos à EMEF Cecilia Meireles que nos recebeu muito bem e organizou tudo para que esse encontro fosse possível.

Se você estiver interessado em saber mais sobre o GRACE, fique atento à nossa homepage e também à nossa página no Facebook.

Fechar Menu