O COMPETEC é um projeto de extensão do PET-SI em que nós ensinamos programação a estudantes de ETECs (Escolas Técnicas Estaduais que incluem ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio) da Zona Leste de São Paulo utilizando dinâmicas de aulas e de dojos de programação em Java.
No início do ano letivo, os petianos visitaram diversas ETECs da Zona Leste para conversar com os alunos sobre a carreira de Computação e sobre o curso de Sistemas de Informação, bem como para convidá-los a participar do COMPETEC.

foto_1_postagem

No curso anual de 2019 tivemos um total de 80 alunos, de diversas ETECs da Zona Leste de São Paulo: Cidade Tiradentes, Getúlio Vargas, Itaquera, Professor Camargo Aranha, Professor Horácio Augusto Silveira, Quinta do Sol, Vila Formosa, Zona Leste. As sessões do COMPETEC tiveram um total de 20 aulas ao longo do ano -sendo 2 extras e não obrigatórias no fim de cada semestre-, divididas em 2 semestres: se iniciaram em março e duraram até o final de outubro, com férias durante o mês de julho.

O COMPETEC foi realizado pelo membros do grupo PET-SI, assim como 4 bolsistas (2 em cada semestre) e alunos de Sistemas de Informação voluntários.

20190316_121248

Os conteúdos ministrados para os alunos vão a partir de conteúdos introdutórios de programação, passando por conceitos de variáveis, condicionais, laços, vetores, matrizes e funções, tendo também programação orientada a objetos(POO) nas aulas extras do 2º semestre. As sessões são separadas em duas partes, a aula teórica: conteúdos da aula apresentados em slides e com uma maior disponibilidade para atender à dúvidas; e, a segunda parte, o dojo: quando alunos compartilham um computador e revezam para resolver um desafio de programação (com problemas feitos para rever o conteúdo das aulas).

photo5096076300292040700

Os dojos de programação funcionam baseado em 3 entidades: o piloto, o copiloto e a plateia. O piloto é aquele que fica ativamente programando no telão. O copiloto é o que irá assumir quando o piloto voltar à plateia. A plateia fica a todo tempo lendo e tentando resolver o desafio, e podem também opinar no desenvolvimento do código.

20190316_111745

Agradecemos também o apoio da Alura e da LexisNexis, que tornou possível o bom desenvolvimento desse tão maravilhoso projeto.

Fechar Menu