Processamento de Linguagem Natural: Histórico e Potencial Atual

As máquinas são ótimas em trabalhar com padrões. Todos os tratamentos ficam mais fáceis quando os dados estão organizados ou, pelo menos, quando tem uma regra que rege a organização dos dados. Entretanto, como dito nessa matéria do Towards Data Science, a comunicação humana não é dada de forma estruturada e nem falamos em binário. … Ler maisProcessamento de Linguagem Natural: Histórico e Potencial Atual

O mercado de jogos eletrônicos independentes

O mercado de jogos eletrônicos tem passado por grandes mudanças nos últimos anos com a ascenção de uma nova categoria de produtos: os jogos independentes, ou indie games. Mas o que são exatamente jogos independentes? E como eles têm transformado essa industria? E talvez mais importante: Sendo a industria de games independentes uma área tão atrativa para amantes de tecnologia, o que é necessário ingressar nela?

Guilherme Oliveira Goularte e João Francisco Cocca Fukuda

Ler maisO mercado de jogos eletrônicos independentes

Incubadora Tecnológica de Empresas

“Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo”. (Joel Baker)

 

Alexandre Rossi Alvares

Maruscia Baklizky

Vitor Almeida Barros

 

Em 2012, o campus Leste da Universidade de São Paulo (USP Leste) apresenta uma novidade: inauguração da Incubadora Social e Tecnológica (IST) da EACH[1] | USP Leste, a qual teve suas atividades iniciadas no mês de fevereiro.

O projeto da IST foi criado o objetivo de estimular o crescimento e o fortalecimento de ideias empreendedoras com foco nos âmbitos social e/ou tecnológico e caracteriza-se como uma iniciativa pioneira em sua região.

Para usufruir do espaço da Incubadora, é necessário que se submeta um projeto de empresa durante um edital de convocação e que esse seja aceito. Para o Edital Incubadora EACH n. 001 (datado de 18/10/2011), último edital divulgado, foram requisitadas submissões de plano de negócios[2], que poderiam ser elaborados tanto por pessoas ligadas a USP como também ligadas à comunidade externa, porém os coordenadores dos projetos deveriam, obrigatoriamente, serem vinculados à Universidade de São Paulo.

O caráter social da IST é específico e inovador. Ela dará suporte a projetos de inovação tecnológica que possam beneficiar a população da Zona Leste de São Paulo e cone Leste Paulista, compreendido pelo Vale do Paraíba, litoral norte, região serrana da Mantiqueira, região Bragantina e região Alto do Tietê.

 

Ler maisIncubadora Tecnológica de Empresas

Eventos na Área de TI

Gabriela Scardine da Silva

Guilherme Borges de Oliveira

 

Sabemos que fazer parte de uma universidade não se limita a estar presente na sala de aula, realizar as atividades obrigatórias e conseguir notas boas o suficiente para se formar. Estar inserido no mundo acadêmico, principalmente numa universidade como a USP, é uma grande oportunidade e precisamos aproveitá-la ao máximo. Participar de eventos ligados à nossa área é uma das formas de fazer isso, e muita coisa acontece na área de Tecnologia da Informação, principalmente numa cidade como a que moramos.

Para exemplificar as inúmeras oportunidades que nos são oferecidas, nós selecionamos alguns eventos científicos que, ou são sempre sediados, ou estão sendo sediados este ano, na cidade de São Paulo e em cidades próximas. Estes eventos são brevemente apresentados no final desta matéria. Mas temos que chamar sua atenção para o fato de que são apenas exemplos. É claro que muita coisa além do que está citado aqui pode lhe trazer muito conhecimento e informações úteis e interessantes.

Contudo, sabemos que, muitas vezes, a principal dificuldade enfrentada por nós para participar de eventos é financeira. Principalmente quando o evento que nos interessa está sendo sediado em outros estados do país ou até mesmo em outros países.

Se sua preocupação for, por exemplo, a taxa de inscrição ou a viagem até o local do evento, vale a pena conversar com um professor, ou entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), para verificar a possibilidade de auxílio financeiro. A USP tem dois programas que apoiam financeiramente a participação de estudantes em eventos ou atividades acadêmicas nacionais ou internacionais: o PróEve (Programa de Apoio à Realização e Participação em Eventos Voltados à Graduação) e o PróInt (Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação). Confira as regras gerais destes programas no site da PRG (www.prg.usp.br). Mas fique atento, essas regras da Pró-Reitoria são gerais e é preciso sempre se informar na unidade (no nosso caso, na EACH) e também junto à Coordenação de Curso sobre as regras específicas para submeter uma solicitação referente a este tópico. Em 2011, a EACH contou com uma verba de R$ 48.137,96 para o Pró-Eve e R$ 63.015,47 para o Pró-Int, então, veja que é possível contar com o apoio da universidade e, se existe investimento neste tipo de atividade, é porque elas são importantes.

Além disso, existem outros caminhos que nós podemos seguir para viabilizar nossa participação em diferentes tipos de eventos.

Os principais eventos científicos da nossa área (Sistemas de Informação) são promovidos por associações e institutos, como:

Ler maisEventos na Área de TI

É hora de empreender!

“Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal” Robert Hirsch (consultor).

Beatriz Teodoro

Gustavo Ruggeri Pereira


Vivemos em um país que vem crescendo cada vez mais na área do empreendedorismo, apresentando um ambiente estável, com inflação controlada, crescimento econômico e com um mercado dinâmico. Com base no mais recente relatório executivo do GEM Brasil (Global Entrepreneurship Monitor), o SEBRAE noticiou este ano que o Brasil é o país que possui a maior Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) entre os países membros do G20 (grupo das maiores economias do mundo). Essa taxa está relacionada à porcentagem da população adulta de um país, e no Brasil ela alcançou 17,5% neste ano (quase 17 indivíduos, em cada 100, são empreendedores), sendo esta a maior TEA desde que a pesquisa GEM é realizada no país.

O empreendedorismo promove o crescimento econômico e contribui para melhorar as condições de vida da população pois é um fator importante na geração de empregos e renda.

Ler maisÉ hora de empreender!