Nanopartículas em toner de impressoras podem ser prejudiciais à saúde

http://lojablackdiamond.com.br/blog/

Para melhorar a qualidade da impressão, nanopartículas são adicionadas ao toner de impressoras e as mesmas podem conter ferro, titânio, silício, cobre, manganês, enxofre, alumínio, estanho, zinco e principalmente óxidos que são liberados no ar durante o processo de impressão. Devido ao seu tamanho ser muito pequeno, essas partículas
podem facilmente penetrar os pulmões, alcançando locais como os alvéolos pulmonares ou a corrente sanguínea podendo induzir certos problemas de saúde.

Um grupo observou que houve um aumento grande de problemas inflamatórios e de danos oxidativos no DNA das pessoas que são expostas a essa emissão diretamente. Logo depois, foi realizada uma avaliação mais detalhada envolvendo trabalhadores de uma fotocopiadora na Índia. Foi constatado que eles apresentavam alguns problemas de saúde, tais como obstrução nasal, tosse, produção excessiva de escarro e dificuldades respiratórias, além de marcadores elevados de estresse oxidativo e uma menor relação albumina/globulina. Esse tipo de estudo também foi realizado em outras áreas do mundo e foram obtidos resultados extremamente parecidos.

Para saber mais, acesse:
https://pubs.rsc.org/en/content/articlehtml/2017/en/c7en00573c

Um comentário em “Nanopartículas em toner de impressoras podem ser prejudiciais à saúde

  • 26 de setembro de 2018 em 14:18
    Permalink

    Amei demais, informações preciosas para aqueles que trabalham de forma direta ou indireta com esse tipo de equipamento

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *