Nanotecnologia e DNA: Avanços na Medicina

Imagem modificada de https://www.news-medical.net/health/What-is-DNA-Nanotechnology.aspx

A nanotecnologia já está presente em diversas áreas, inclusive na área da saúde, onde diversos fármacos são desenvolvidos tendo como base a nanotecnologia. Assim, pesquisadores dinamarqueses da Universidade de Copenhague anunciaram uma tecnologia que melhoraria exponencialmente a velocidade no desenvolvimento de fármacos e vacinas, diminuindo o custo envolvido no processo também.

O estudo, publicado na revista “Nature Chemistry”, envolve bioquímica sintética, síntese de DNA, nanotecnologia e outras tecnologias. A abordagem utilizada no estudo foi chamada de fusão combinatória de lipossomas multicomplexadas de partícula única mediado por DNA, ou abreviando SPARCLD. Os autores mostram que mais de 40 mil moléculas poderiam ser sintetizadas e analisadas utilizando nanorecipientes em forma de bolhas, de maneira efetiva e sem dispersão, o que pode reduzir em várias ordens de grandeza o custo dos materiais e o tempo que levaria para produzir esses medicamentos.

Veja também o infográfico abaixo.

Para saber mais, acesse: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/237074-nanotecnologia-dna-acelerar-surgimento-novos-medicamentos.htm

Artigo original completo:  DOI: 10.1038/s41557-022-00912-5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *