Primeiro chip com tecnologia de 2 nanômetros do mundo: uma nova fronteira para semicondutores

Há algum tempo, o mundo vem enfrentando uma crise dos microchips, ou semicondutores, que acaba por afetar vários setores da tecnologia. A falta de semicondutores acaba por gerar atrasos e paralisações nas linhas de produção. 

São diversos os motivos que levaram à escassez dos microchips no mercado, entre eles está a pandemia de COVID-19, vacinação desigual, a questão comercial entre as potências EUA e China, já que em 2020 o presidente Trump limitou a venda de semicondutores para compradores chineses. Todos esses fatores levaram empresas a fazer um estoque de microchips, agravando ainda mais a crise.

Tendo em vista a escassez de semicondutores no mercado, foi anunciado recentemente um chip que poderá promover avanços em desempenho e eficiência de energia. A empresa IBM desenvolveu um chip de 2 nanômetros, chamado nanosheet. A tecnologia pode ser usada nos mais diversos equipamentos, desde eletrodomésticos, celulares, informática até veículos. O nanosheet é projetado para superar em 45% o desempenho de nanochips avançados que estão no mercado atualmente, além de contar com um uso 75% menor de energia.


Legenda:  Fotografia de dispositivos com tecnologia nanosheet de 2 nanômetros.
Fonte: https://www.ibm.com/blogs/ibm-comunica/primeiro-chip-com-2-nanometros/
 

Os nanochips permitirão melhorias como: (1) aumentar em quatro vezes a vida da bateria de celulares, ou seja, será necessário carregar o dispositivo após quatro dias de uso;  (2) diminuir o consumo de energia de data centers, que atualmente são responsáveis por 1% do consumo global de energia; (3) aumentar a velocidade do processamento de computadores e da internet; (4) melhorar a detecção de objetos por parte de carros que “dirigem” sozinhos; entre outros.

Para saber mais, acesse: https://newsroom.ibm.com/2021-05-06-IBM-Unveils-Worlds-First-2-Nanometer-Chip-Technology,-Opening-a-New-Frontier-for-Semiconductors?mhsrc=ibmsearch_a&mhq=chip%20de%202%20nanometros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *