Nanopartículas de ouro impedem o embaçamento das lentes de seus óculos

Quem usa óculos já se irritou profundamente durante a pandemia quando esse embaçava ao utilizar a máscara. O embaraçamento é um incômodo em muitas outras tarefas do dia-a-dia, como aquelas que envolvem janelas, pára-brisas, sensores ópticos, monitores e várias outras superfícies. Esse embaçamento se dá com a diminuição da temperatura ou aumento da umidade relativa do ar, resultando em uma aglomeração de microgotículas em uma superfície, espalhando a luz incidente e, por consequência, atrapalhando a transparência e a visibilidade da superfície. 

Pensando nisso, pesquisadores suíços pensaram em um novo jeito de lidar com esse problema e desenvolveram um novo revestimento, com base em nanotecnologia, que impede que essas superfícies embaracem devido ao calor gerado. Trata-se de uma camada de nanopartículas de ouro entre duas nanocamadas de dióxido de titânio (Figura 1), que funciona como um filtro, formando uma estrutura ultrafina imperceptível de apenas 10 nm.

As nanopartículas de ouro conseguem absorver a luz solar e transformar em calor, gerando uma resposta fototérmica de até 8,3°C a mais que a temperatura ambiente em dias de Sol. O revestimento funciona também na ausência da luz solar e a nanocamada de dióxido de titânio auxilia nesse efeito de aquecimento, devido sua refração. Essa resposta térmica reduz a nucleação da água, levando a um efeito de anti-embaraçamento em até 4 vezes melhor que o normal. Logo, esse revestimento consegue desembaraçar superfícies embaçadas muito mais rápido que o normal e impedem sua formação (Figura 1). 

Os cientistas fizeram testes em óculos em situações cotidianas e provaram o efeito anti embaçante em condições realistas. Porém, por ser uma tecnologia ultrafina e de simples padrão de fabricação, ela pode ser facilmente ampliada e aplicada em grandes superfícies, além de poder ser aplicada em superfícies dobráveis e maleáveis. 

Para saber mais, acesse:  

https://www.nature.com/articles/s41565-022-01267-1
https://canaltech.com.br/inovacao/novo-nano-revestimento-de-ouro-impede-que-lentes-de-oculos-embacem-232948/

Figura 1.Revestimento composto de nanopartículas de ouro entre duas nanocamadas de dióxido de titânio.
Retirada de: https://www.nature.com/articles/s41565-022-01267-1 Fig 2a.

Figura 2. Imagem mostrando a diferença entre uma lente revestida com o nanomaterial (lente esquerda) e uma lente comum.
Retirada de: https://www.nature.com/articles/s41565-022-01267-1 Fig 5c.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *