Embalagens para a produção de filmes com menor absorção de água a partir de Nanotecnologia em celulose microfibrilada


Fonte: http://www.celso-foelkel.com.br/artigos/2015_Nanoceluloses+Embalagens.pdf

Nanoceluloses têm sido pesquisadas como biopolímeros de alta tecnologia para aplicação em vários tipos de materiais incluindo para o desenvolvimento de filmes.

Esse desenvolvimento deve proporcionar o aperfeiçoamento de filmes promissores para o setor de embalagens devido melhorias em suas propriedades mecânicas, físicas e térmicas. Uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Paraná envolveu o desenvolvimento de um biofilme a partir de celulose microfibrilada (CMF) de Eucalyptus sp. para aplicação em recobrimento e barreira de filmes celulósicas e também sua atuação como reforço em uma matriz de amido (mandioca e mandioca hidroxiproprilada).

Os autores da pesquisa observaram um considerável aumento da absorção de água na superfície contrária a da deposição superficial e uma possível explicação para tal evento pode ser em função da maior área superficial das microfibrilas. Um potencial de aplicação é no desenvolvimento de papéis que venham dispor de uma maior capacidade de retenção de líquidos.

Uma outra aplicação potencial poderia ser em embalagens de alimentos comercializados em padarias e fast foods, já que o tempo de contato com a umidade e óleos é mais curto. O biofilme de amido de mandioca apresentou características potenciais para o desenvolvimento de um bioplástico com boas propriedades físicas e mecânicas.

Para ter acesso ao artigo: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/47372

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *