Professores de escola pública visitam a USP e conhecem o projeto NanoEACH

No dia 6 de outubro de 2018, um grupo de 25 professores de uma escola pública da região leste de São Paulo visitou a USP Leste e, dentre as diversas atividades que realizaram, eles conheceram o projeto NanoEACH. Na atividade desenvolvida pelos monitores do grupo NanoEACH, que teve como o objetivo orientar os professores e demonstrar algumas práticas pedagógicas envolvendo nanotecnologia, foi brevemente apresentado o tema, no caso a nanotecnologia, para que todos os participantes tivessem uma ideia inicial sobre.

A seguir, a teoria deu espaço à prática, com dois experimentos ilustrando algumas das aplicações de nanotecnologia. Vale destacar que esses experimentos podem ser planejados e executados sem maiores dificuldades, com objetos do cotidiano. O primeiro deles foi formulado para observar de perto o efeito tyndall, sendo visto aqueles sistemas que apresentam partículas dentro do espaço de 1nm a 1 µm e a dispersão de luz nelas.

Logo depois, foi apresentado um experimento envolvendo fluidos não-newtonianos. Com essa breve explicação sobre o tema e com experimentos simples, os professores puderam facilmente ter contato com possibilidades de explorar a nanotecnologia em sala de aula.

Venham nos conhecer também!!!