A Nanotecnologia no Combate ao Coronavírus

O novo coronavírus, responsável pela síndrome chamada de COVID-19, é um vírus que pode infectar seres humanos e causar a síndrome respiratória aguda. Seus primeiros casos de infecção foram registrados em Wuhan, na China, em janeiro de 2020 e rapidamente se espalhou pelo mundo se tornando uma pandemia, infectando milhares de pessoas e causando muitas mortes.

Em meio a este cenário, cientistas do mundo inteiro estão trabalhando intensamente à procura de como esse novo vírus age no corpo e principalmente como podemos combatê-lo. Pesquisas utilizando nanopartículas de ouro e carbono tem se mostrado promissoras no combate ao coronavírus.

O coronavírus é uma esfera de 125 nm, composto por RNA e envelope. Possui 4 proteínas: spike (S), membrana (M), envelope (E) e nucleocapsídeo (N). A  proteína S em particular é capaz de se ligar à célula humana para infectá-la e, é nessa  proteína que agem as nanopartículas de ouro e pontos quânticos de carbono (CQDs) que se ligam a ela e impedem que a célula seja infectada e se multiplique. 

Vacinas utilizando nanotecnologia também estão sendo desenvolvidas. Em insetos, foram expressas nanovesículas (nanoesferas composta por fosfolipídeos) com a estrutura proteica do coronavírus, porém essas nanovesículas não possuem o material genético do vírus o que as torna incapaz de se multiplicar. As nanovesículas simulam uma infecção para estimular o sistema imune, produzindo anticorpos que poderão combater o coronavírus.

Mecanismo de ação das nanopartículas (a) inibição do receptor da proteína S.(b)inibição da replicação do RNA viral.
fonte: https://statnano.com/news/67483/Coronavirus-Outbreak-No-Worries-Nanotechnology-Is-There-to-Help

Para saber mais, acesse:https://statnano.com/news/67483/Coronavirus-Outbreak-No-Worries-Nanotechnology-Is-There-to-Help

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *