Nanofibra de açafrão pode revolucionar curativos na medicina

O açafrão da terra, conhecido também como curcumina, é um tempero muito utilizado em diversas culinárias do mundo e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Recentemente, pesquisadores da Embrapa, em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) descobriram o potencial dessa raiz para desenvolver curativos que atuam no tratamento de feridas causadas por machucados ou queimaduras.

A estratégia dos pesquisadores foi combinar a nanotecnologia e a biotecnologia, pois embora apresente diversas propriedades medicinais a curcumina é pouco solúvel e facilmente degradada na presença de luz. Assim, com a criação de um nanomaterial baseado em membranas poliméricas foi possível driblar essas barreiras e permitir a liberação controlada do princípio ativo.

O pesquisador da Embrapa e orientador da pesquisa Daniel Silva Corrêa explica que a camada inferior, que entra em contato com a pele, é composta pela mistura biodegradável de microfibras de poliácido láctico (PLA) e de borracha natural (BN), contendo a curcumina. Já a camada superior, exposta ao meio externo, é composta por nanofibras de PLA, fazendo com que haja a proteção da curcumina contra a fotodegradação e evite a penetração bacteriana externa.

fonte: https://www.embrapa.br

Ensaios laboratoriais concluíram a ausência de penetração de bactérias por 10 dias, além de demonstrar forte ação contra a bactéria Staphylococcus aureus, presente geralmente em feridas cutâneas e associada a infecções de pele.

Para saber mais informações sobre esse curativo multifuncional acesse: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/64024873/pesquisa-cria-curativo-versatil-a-base-de-nanofibra-e-composto-extraido-do-acafrao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *