DIVULGAÇÃO: CICLO ILP+FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO – Nanotecnologia, a tecnologia dos átomos

A Nanotecnologia é a ciência em escala nanométrica e tem aplicações nas mais diversas áreas da ciência, tais como biologia, química, física e engenharia, o que permite explorar diversas propriedades de materiais que antes ainda não eram conhecidas, proporcionando grandes avanços na Ciência e desenvolvimento de novos produtos.

Tendo em vista que 1 nanômetro é igual à 1 metro dividido por mil milhões, é possível ilustrar essa escala por meio de comparações, separando o que conseguimos ver com o olho humano, o que conseguimos ver com um microscópio óptico e o que vemos com um microscópio eletrônico, como na imagem.

Legenda: Macro, micro e nanoescala. Fonte: Giuseppe Felice Marques da Cunha em <http://allchemy.iq.usp.br/oqsp/OQSP-2020-2-Nanoquimica-Giuseppe_Cunha>

Dando foco aos átomos, que estão na escala de 0,1 nanômetros, é possível observá-los compondo moléculas como a água que é essencial para grande parte dos seres vivos. Sabendo disso, uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), realizará o evento Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, em que uma das palestras será sobre nanotecnologia. Essa palestra ocorrerá no dia 28 de março de 2022 das 15h às 17h e contará com palestrantes de diversas universidades e centros de pesquisas do país. O evento oferecerá certificados de participação para os(as) interessados(as).

Vamos aprender um pouquinho mais sobre a tecnologia dos átomos? Então corra e se inscreva até o dia 26 de março e garanta sua participação!!!

Para mais informações, acesse:

https://fapesp.br/15385/ciclo-ilp-fapesp-nanotecnologia-a-tecnologia-dos-atomos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *