Nanotecnologia é utilizada para desenvolvimento de plástico com caroço de manga

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24005

A nanotecnologia tem se mostrado cada vez mais eficaz na produção de biomateriais. A mais recente descoberta neste campo de estudo refere-se à utilização de resíduos orgânicos de baixo valor econômico na fabricação de novos materiais, agregando valor aos mesmos a partir do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e com baixo impacto negativo no meio ambiente. A Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) supervisionou cerca de 30 pesquisadores no desenvolvimento de um plástico biodegradável a partir da amêndoa do caroço de manga misturada a um biopolímero natural (PHBV). Os benefícios da utilização deste novo material aplicam-se, principalmente, à indústria de maneira geral, já que o uso deste plástico é altamente versátil.

Os setores que possivelmente poderão beneficiar-se desta descoberta são o alimentício, uma vez que alimentos seriam armazenados neste novo plástico biodegradável, e o setor de medicina, já que fios de sutura de pele e matrizes ósseas poderão ser desenvolvidos a partir deste mesmo material. Devido à importância da pesquisa, o projeto de Paulo Henrique Cardoso, doutorando em engenharia de materiais do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) foi premiado durante a 5ª Conferência Internacional sobre polímeros naturais, biopolímeros e biomateriais (ICNP2017, Rio de Janeiro). O trabalho é pioneiro uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores de manga no mundo, segundo o IBGE, com uma produção de milhares de toneladas ao ano.

Para mais informações, acesse o seguinte endereço eletrônico: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/29754556/cientistas-desenvolvem-plastico-do-caroco-de-manga-por-meio-de-nanotecnologia.

Um comentário em “Nanotecnologia é utilizada para desenvolvimento de plástico com caroço de manga

• 18 de agosto de 2018 em 12:57
    Permalink

Quero muito agradecer pelas otimas informações passadas aqui nesse conteudo. Sempre buscos coisas para contribuir assim é sempre tenho dificuldades. Valeu mesmo.

Resposta