Grandes Nomes da Nanociência: “Richard Phillips Feynman”

[Imagem:Richard Phillips Feynman]
Na estreia de uma série mensal que homenageia grandes cientistas que contribuíram, ou contribuem, para pesquisas na área de nanotecnologia, o site NanoEach elegeu Richard Phillips Feynman, considerado o “pai da nanotecnologia”, como o primeiro nome a ser recordado.

Richard Phillips Feynman graduou-se aos 21 anos em Física junto ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (IME) e realizou pós-graduação no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton. Inserido em um contexto pré-segunda guerra mundial, defendeu sua tese e juntou-se a outros cientistas para o desenvolvimento do projeto da maior arma conhecida pelo homem, a bomba atômica, sendo responsável pelo setor computacional.

Após o fim da segunda grande guerra mundial, Feynman retomou suas pesquisas e formulou um método pioneiro capaz de realizar cálculos que descrevem a interação entre luz e matéria, a Eletrodinâmica Quântica, o que lhe conferiu parte de um prêmio Nobel em 1965. Um fato de extrema importância em sua trajetória foram suas incessantes pesquisas envolvendo as partículas, as quais o guiaram para mais tarde iniciar as pesquisas em Nanotecnologia. No dia 29 de dezembro de 1959, no encontro anual da Sociedade Americana de Física, Feynman proferiu a famosa palestra intitulada como “There’s plenty of room at the bottom: an invitation to enter a new field of Psysics”, na qual suas menções podem ser consideradas proféticas, uma vez que levou ao público conceitos sobre controle de componentes eletrônicos nas menores dimensões da matéria. Assim, Feynman pode ser considerado o pai da nanociência, pois na década de cinquenta já previa a manipulação de componentes em escalas nanométricas (abaixo de 1 nanômetro).

Uma outra grande repercussão está associada a Feynman, a qual sugere que no futuro a informação contida nos 24 volumes da Encyclopaedia Britannica poderia ser escrita na cabeça de um alfinete, além de ter colocado em pauta a possibilidade da visualização e manipulação individualizada dos átomos. E, somente em 1989, cientistas da IBM escreveram as siglas da empresa utilizando 35 átomos de xenônio com o auxilio de um microscópio de tunelamento.

Uma curiosidade ainda a respeito da palestra de Feynman é o estabelecimento de dois desafios: no primeiro ele pagaria, com recursos próprios, o valor de U$1 mil (valor alto para a época) para quem construísse um motor elétrico menor que a cabeça de um alfinete e este mesmo valor para aquele que reduzisse a página de um livro por um fator de 25 mil. Ambas as tarefas foram cumpridas, sendo a primeira em 1960 e a segunda em 1986.

Atualmente existes desafios para aqueles interessados no mundo da nanociência, no qual o Instituto Foresight premiará U$ 250 mil para aquele que construir um nanocomputador e um braço mecânico de 100 nanômetros.

Para quem quiser participar do concurso basta acessar o site www.foresight.org.