Petiano: Ricardo Faria (lattes)
Orientador: Prof. Dr. Marcio Moretto (lattes)


O que se vê no cenário atual das redes sociais brasileiras é uma grande polarização política entre os chamados grupos “conservador” e “progressista”, que em geral defendem o movimento anti-PT e pró-PT, respectivamente. Esse fenômeno não é exclusivo no Brasil e também aconteceu nos Estados Unidos, porém anteriormente, na década de 90. O autor James Hunter identificou esse acontecimento em seu livro Culture Wars: The Struggle to Define America onde o termo guerras culturais foi usado para se referir ao processo pelo qual temas polêmicos como aborto, direitos LGBT e controle de armas ganharam relevância no debate político e substituíram as pautas tradicionais.
As redes sociais tornaram-se um local de destaque para esse debate pois fornecem ferramentas para a discussão desses diferentes ideais e para divulgação massiva de notícias e informações. O Facebook é um exemplo desses espaços virtuais cuja polarização ocorre com maior força, já que possui uma gama variada de usuários abrangendo os mais diversos grupos políticos. Com essa pesquisa busca-se analisar quais são as diferenças e igualdades culturais entre esses grupos antagônicos e qual relação é possível estabelecer entre ideais tão adversos.

Referências

HUNTER, JAMES DAVISON. Culture Wars: The Struggle To Define America, Art, Education, Law, And Politics In America. EUA, 1. ed. Avalon Publishing Group, 1992.

CORMEN, H.T.; LEISERSON, C.E.; RIVEST, R.L. Introduction to Algorithms, MIT Press, McGraw-Hill, 1999.

Fechar Menu