Nanopartículas podem abolir uso de agroquímicos

Fonte: http://jornal.usp.br

Cada vez mais existe a preocupação com as elevadas taxas de utilização de herbicidas, pesticidas, inseticidas e fertilizantes empregados na agricultura. Entretanto, pesquisadores utilizam a Nanotecnologia para diminuir, e até mesmo abolir tais produtos considerados nocivos, substituindo-os por agentes nanotecnológicos tão ou mais eficientes, e que sejam menos agressivos tanto ao meio ambiente quanto ao consumo humano.

Mais uma vez pesquisadores brasileiros estão engajados no desenvolvimento da nanotecnologia e seus benefícios. Pesquisadores paulistas realizaram experimento em que óleo de citronela (planta que possui capacidade repelir determinados insetos e ácaros), quando inserido às nanopartículas de zeína (proteína extraída do milho), é benéfico a agricultura.

Com nanopartículas com dimensões da ordem de 150 a 200 nanômetros de óleo de citronela, a liberação destes agentes das folhas das plantas ocorre mais lentamente, diferentemente da maneira tradicional, quando os pesticidas químicos tornam-se altamente voláteis devido a ação de raios solares, diminuindo seu desempenho.

Para mais informações acesse:

http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/19/quanto-menor-melhor/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *