Grupo NanoEACH na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018: visita de estudantes de escolas públicas

Entre os dias 17 a 22 de outubro de 2018 foi realizada a 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema foi “Ciência para redução das desigualdades” e o grupo NanoEACH não poderia deixar de participar!!

Durante esse período, o grupo recebeu em torno de 500 estudantes de 11 escolas públicas da zona leste da região metropolitana de São Paulo. Foi uma ótima oportunidade para apresentar nosso projeto e instigar o interesse dos(as) estudantes por temas relacionados com Nanociência e Nanotecnologia.

Os alunos tiveram o primeiro contato com a nanoescala, se surpreendendo com o mundo fascinante que não é visto a olho nu. Logo depois, foi apresentado o conceito de nanotecnologia, que os deixou ainda mais animados. Para tornar mais concreto esse conceito, foi realizado um experimento conhecido como efeito Tyndall, onde é possível verificar partículas muito pequenas de algumas misturas de substâncias sem o auxílio de um microscópio de última geração. Com uma maneira simples e descontraída de ilustrar conceitos relacionados com a nanotecnologia, os(as) estudantes entenderam e gostaram das atividades, e o grupo NanoEACH se sentiu lisonjeado em participar de um projeto com o objetivo tão nobre.

Então, não percam a oportunidade: venham conhecer nosso trabalho também!!!