Nanotecnologia e purificação de água: solução para a crise da água doce?

Um artigo publicado por centros de pesquisa e universidades em Cingapura e Malásia aponta um estudo sobre a utilização de membranas compostas de nanotubos de carbono para a dessalinização de água em gerações futuras.

Isso é de extrema importância ao contexto atual devido os impactos que os poluentes da água causam sobre os seres vivos, como a flora e a fauna. Além dos novos nanopoluentes emergentes, o aumento do aquecimento global e as consequentes mudanças de temperatura representam grandes ameaças à disponibilidade de água doce, já que há constantemente o aumento do nível de salinidade da terra e da água do mar, diminuindo a disponibilidade de água doce existente para uso doméstico, agrícola e industrial.

Fonte:https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0011916413006127

As membranas de nanotubos de carbono possuem ação antibacteriana e antiaderente. Seus interiores não polarizados promovem uma forte atração às moléculas de água e repelem sais e poluentes. Estas características tornam esta tecnologia extremamente interessante se empregada em tratamento de água, eliminando assim os macro, micro e nanopoluentes, e também dessalinizando a água de forma significativa.

O artigo aponta os principais problemas atuais e os desafios futuros envolvendo o tratamento de água. Este trabalho apresenta extrema relevância para os profissionais da área, como hidrólogos, tecnólogos de membrana, ambientalistas e industriais.

Para mais informações, acesse:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0011916413006127

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *