Nanosensor é desenvolvido para detecção de toxina relacionada com a cólera

 

A bactéria Vibrio cholerae
fonte da imagem: https://bitlybr.com/3umsx

A cólera é uma doença infecciosa epidêmica e pandêmica considerada um dos principais problemas da saúde pública mundial. Esta é causada por uma bactéria denominada Vibrio cholerae, a qual pode ser adquirida a partir de água ou alimentos contaminados, instalando-se no intestino e liberando uma toxina que provoca rápida desidratação, podendo em casos mais graves levar a óbito.

A toxina liberada pela bactéria interage com gangliosídeos específicos
em membranas, abrindo os canais iônicos da célula e impedindo que se fechem, o que resulta na rápida perda de água por osmose. Tendo em vista tal mecanismo, pesquisadores desenvolveram um nanosensor usado para detecção de bactérias relacionadas com a cólera. Esse nanosensor oferece uma rápida resposta e alta seletividade frente à toxina, já que sua detecção leva em torno de 5 minutos.

O nanosensor é produzido com nanofolhas de grafeno cobertas com filmes lipídicos incorporados de gangliosídeos, o que permite uma fácil miniaturização do sensor e uma eficaz detecção da bactéria, pois sua detecção em nanoescala reduz a interação com outras substância na água e permite alta sensibilidade e rapidez na identificação da toxina.

Para saber mais, acesse:
https://www.researchgate.net/publication/324900242

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *