Retrospectiva NanoEACH 2019

O ano de 2020 chegou e a equipe NanoEACH voltou a todo vapor. Neste ano que se inicia, estamos empenhados em levar ao nosso público as mais recentes novidades na área de Nanociência e Nanotecnologia com o máximo de qualidade e excelência, pois acreditamos que a divulgação científica é parte essencial do desenvolvimento educacional de uma sociedade. Vale lembrar que em 2019 nossa equipe trabalhou muito e participou de diversos projetos bacanas. Sendo assim, achamos interessante fazermos nossa retrospectiva do conhecimento.

Bora relembrar?

Oficina de Nanociência para o projeto “Vai ter menina na Ciência? ”

No final de 2019, nossa equipe realizou uma oficina para um projeto muito interessante chamado “Vai ter menina na Ciência” (VTMC), onde meninas da rede pública e privada de ensino médio foram incentivadas a ter contato com diversas áreas da Ciência. O projeto VTMC foi idealizado e organizado por docentes e alunas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), com o intuito de promover oportunidades para meninas em idade escolar em conhecer diversas áreas relacionadas com Ciências e Tecnologia. Neste sentido, a EACH-USP promoveu um evento que levou as meninas ao campus para estarem em contato com professoras e alunas atuando em suas respectivas áreas de estudo, e claro que o grupo NanoEACH não poderia ficar de fora!

Fonte: Autoria própria

Visita à feira de Nanotecnologia “NanoTrade Show”

Em setembro de 2019, a equipe NanoEACHfoi a um dos mais importantes eventos de Nanotecnologia do Brasil: Nano Trade Show, que reuniu as mais recentes novidades envolvendo pesquisas, aplicações, soluções e desenvolvimentos na área de nanotecnologia.

A visita à feira foi bastante empolgante, já que as informações que tivemos acesso foram inovadoras e enriquecedoras. O objetivo da nossa visita ao evento foi conhecer as inovações na área para divulgá-las ao nosso público com qualidade e excelência.

Fonte: Autoria própria

Oficina de nanotecnologia a alunos da rede pública de ensino durante a VII Semana de Licenciatura em Ciências da Natureza

Em agosto de 2019, a equipe NanoEACH participou da VII Semana de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH–USP), cujo objetivo do evento era a divulgação do curso de LCN para toda a comunidade, assim como discutir a formação de profissional interdisciplinar na área de ensino de Ciências. Alunos da rede municipal de ensino de São Paulo na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram convidados para participar de diversas atividades e, entre estas, da oficina de Nanotecnologia oferecida pelo grupo NanoEACH.

Fonte: Autoria própria

NanoEACH na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019: visita de estudantes de escolas públicas

Fonte: Autoria própria

No ano de 2019, foi realizada a 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e o grupo NanoEACH não poderia deixar de participar!!

Durante o evento o grupo recebeu estudantes de escolas públicas da zona leste da região metropolitana de São Paulo, sendo uma excelente oportunidade para apresentar nosso projeto e instigar o interesse dos estudantes por temas relacionados com Nanociência e Nanotecnologia.