Pesquisadores desenvolvem resina com nanopartículas para uso em consultórios odontológicos

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu um novo tipo de resina não tóxica por meio da nanotecnologia que pode auxiliar em diversos tratamentos odontológicos, evitando a realização de canais e extração dentária.  

A resina pode ser utilizada em dentes danificados com exposição da polpa, para fixar os braquetes de aparelhos ortodônticos e em procedimentos de restauração de dentes quebrados. Além disso, essa nova descoberta apresenta um material inovador, pois promove um efeito anti-inflamatório sobre a polpa dentária que induz a formação de um novo tecido de dentina mantendo suas propriedades adesivas.  

Para alcançar tais resultados promissores, os pesquisadores recorreram ao uso da nanotecnologia. De acordo com o professor Pierre Fechine (UFC), a ideia surgiu a partir da obtenção dos principais componentes inorgânicos dos ossos e dos dentes na forma de nanopartículas, bem como de sua capacidade de transportar fármacos. Assim, com a presença de nanopartículas com propriedades bioativas (sinvastatina e glutationa), o material adesivo é capaz de restaurar de maneira definitiva os dentes danificados sem modificar as características do tecido.

A universidade recebeu recentemente a carta de patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e busca agora parcerias para realizar testes in vivo a fim de garantir a segurança de sua utilização.

Para mais informações acesse: https://agencia.ufc.br/com-nanotecnologia-ufc-cria-resina-que-garante-recuperacao-permanente-e-acessivel-de-dentes-danificados-evitando-canal-ou-extracao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *