Arbolina: O biofertilizante nanométrico que pode revolucionar a agricultura

Em uma pesquisa realizada por pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ – UnB) e da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), foi desenvolvido e testado um tipo de biofertilizante vegetal, em escala nanométrica, chamado de arbolina. Esse biofertilizante apresenta funções muito promissoras no que se refere ao rendimento das safras de diversas culturas de alimentos, assim como torna as mesmas mais resistentes a períodos de estiagem nas lavouras.

  Na prática, esse biomaterial retirado de plantas otimiza o processo da fotossíntese, convertendo os raios solares UV em luz azul, propiciando um melhor desenvolvimento de diversas culturas. Outra ação deste material é a redução na transpiração, ajudando assim em um consumo de água mais eficiente, economizando grandes volumes de água utilizados na irrigação. De acordo com dados experimentais, plantas tratadas com arbolina apresentam uma maior produtividade mesmo com falta de irrigação.

O próximo desafio dos pesquisadores é expandir mais ainda o mercado interno e externo da arbolina, já que ela vem sendo utilizada comercialmente desde março de 2021 e tem atraído cada vez mais a atenção de mercados estrangeiros, interessados em investir e aplicar essa tecnologia nos setores agrícolas.

Para saber mais sobre como funciona esse biofertilizante e outras curiosidades, acesse:

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2022/02/20/conhece-a-arbolina-bioestimulante-deixa-a-planta-mais-produtiva-e-resistente-a-seca.ghtml

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2020/12/27/pesquisadores-da-unb-desenvolvem-bioestimulante-que-deixa-a-planta-mais-resistente-a-seca-e-mais-produtiva.ghtml

https://brazilianfarmers.com/news/nanotechnology-developed-in-brazil-boosts-plant-growth/

http://cfq.org.br/noticia/quimicos-criam-biofertilizante-vegetal-nanotecnologico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *