Novas cores para o futuro

Nanotecnologia permite a criação de um robô camaleão que se camufla em menos de um segundo

Cientistas da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, desenvolveram um robô camaleão que tem capacidade de se camuflar com a cor do ambiente em menos de um segundo.

O robô anda sobre quatro patas, tem cauda, superfície que mimetiza a pele de um camaleão e se camufla rapidamente de acordo com o ambiente ao registrar o padrão de cores deste ao se locomover.


Legenda: Demonstração de camuflagem do robô camaleão com S-ATACS. Fonte: Seung Hwan Ko et al. 

O sistema de camuflagem funciona a partir da combinação de uma camada externa (composta por tinta termocrômica de cristal líquido, que permite a mudança de cor a partir da variação de temperatura) e uma outra camada composta por nanofios de prata que são a fonte de calor. Então, foram instalados sensores na parte inferior do robô para captar as cores da superfície sob a qual ele se desloca e, assim, a camada de nanofios gera calor e a camada termocrômica reage de acordo. A disposição das camadas de nanofios e tinta termocrômica foi feita a partir de pontos, linhas e curvas para tornar a camuflagem a mais precisa possível.

A aplicação dessa tecnologia pode revolucionar a camuflagem em uniformes militares, a arquitetura, a arte e a moda.

Para entender melhor como funciona a camuflagem do robô a partir de nanotecnologia, você pode ler o artigo completo em Nature Communications.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *