Nanotecnologia contra picadas de mosquitos

Os mosquitos são conhecidos por serem vetores de diversas doenças epidêmicas, como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e malária. Esses animais são amplamente distribuídos pelo globo, preferindo regiões tropicais. Somente as fêmeas se alimentam de sangue e, por consequência, espalham essas doenças. Alguns dos principais métodos de controle contra os mosquitos envolvem dar um fim em água parada ou ações que impeçam a picada deles, como o uso de repelentes. Existem poucas opções de tipos de repelentes, sendo que a maioria são baseados em compostos odoríferos que demandam solventes orgânicos para a sua dispersão. 

Assim, pesquisadores da The Hebrew University of Jerusalem, em Israel, criaram um método que tem como premissa impedir a picada de mosquitos, utilizando celulose e nanotecnologia. A celulose é uma molécula muito abundante, presente na parede celular das plantas. Ela, quando misturada com ácido sulfúrico, forma nanocristais que se agregam, formando uma barreira firme e resistente. Esse material é transparente, sustentável e dispersa facilmente em água, tornando-se assim perfeito para uma larga produção e aplicação.

Os cientistas realizaram testes utilizando os nanocristais em forma de gel. Deixaram uma mão humana, com o material aplicado, em uma gaiola contendo 15 fêmeas do mosquito Aedes aegypti por 10 minutos (Figura 1). Os resultados foram muito positivos, pois o gel atuou como uma barreira química, reduzindo em até 80% o número de picadas dos mosquitos quando uma fina camada do gel estava presente (vídeo 1). Adicionalmente foram realizados testes com uma pele simulada, aplicando os nanocristais de celulose em conjunto com uma substância química chamada indol. Neste caso, os resultados mostraram uma grande redução no número de picadas e uma redução de 99% da oviposição das fêmeas que entraram em contato com o material.


Figura 1. Modelo da gaiola utilizada no experimento no qual uma mão humana entrou em contato com 15 fêmeas de Aedes aegypti.
Retirada de: https://academic.oup.com/pnasnexus/article/2/4/pgad069/7103447 Fig 1.


Vídeo 1. Mostrando o comportamento dos mosquitos em contato com uma mão com e sem os nanocristais de celulose. Retirado de: https://academic.oup.com/pnasnexus/article/2/4/pgad069/7103447#400509285 material suplementar

Para mais informações, acesse:
https://phys.org/news/2023-04-mosquito-cellulose-nano-crystals.html

ou consulte o artigo original:
https://academic.oup.com/pnasnexus/article/2/4/pgad069/7103447

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *