Nanoterapia do câncer utilizando Ácidos Nucleicos

O câncer, na contemporaneidade, emerge como uma das doenças que mais mata no mundo, podendo acometer uma grande variedade de órgãos, como câncer de mama, próstata,  pulmão, estômago entre tantos outros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de pulmão lidera as estatísticas de mortalidade, seguido pelo câncer colorretal e o de fígado. Apesar dos avanços significativos  alcançados  no tratamento dessa doença, a cura ainda se apresenta como um grande desafio para comunidade científica. Além disso, muitos dos tratamentos quimioterápicos já existentes ocasionam sérios efeitos adversos aos pacientes a eles submetidos.

Nesse contexto, a terapia de RNA mediada por nanotecnologia se apresenta como uma notável inovação tecnológica, com uma perspectiva  muito  promissora tanto no que se refere ao tratamento de uma ampla variedade de tipos de câncer quanto a uma possível cura. Essa terapia consiste na utilização de ácidos nucleicos terapêuticos, como o RNA mensageiro (RNAm), pequeno RNA interferente (siRNA),  micro RNA (miRNA) e, por fim, o pequeno RNA nuclear (snRNA), que são moléculas com alta capacidade de supressão tumoral, visto que elas regulam positivamente  a expressão de genes de tumor ou cerceiam a expressão de oncogenes alvos.

Entretanto, o sistema imunológico humano apresenta mecanismos de defesa inatos contra estas moléculas exógenas, tais como exonucleases e RNases, resultando na sua rápida degradação, o que por sua vez dificulta a terapia. Assim, as nanopartículas são os transportadores, de suma importância,  que viabilizam a entrega com alto grau de especificidade dessas moléculas aos órgãos-alvos, evitando a degradação dos ácidos nucleicos e garantindo a eficácia e precisão desejadas.

Um estudo muito interessante relatado por Wei Tao da Universidade de Harvard, demonstra a redução de tumores em ratos que foram submetidos a essa terapia (Figura 1). Neste estudo particular, empregou-se a administração de nanopartículas contendo siRNA em ratos que apresentavam câncer de próstata, resultando na redução dos tumores nesses organismos.


 (Figura de Getty images)

Em suma, essa nanoterapia é um método extremamente inovador para o tratamento do câncer devido às suas idiossincrasias notáveis. No entanto, é importante salientar, que para alcançar todo o seu potencial é necessário uma contínua e aprofundada pesquisa.

Para saber mais sobre esse tema, clique aqui.

You need to add a widget, row, or prebuilt layout before you’ll see anything here. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *