Nanotecnologia contra a diabetes!

A ingestão excessiva de carboidratos (moléculas que formam os açúcares) pode gerar diversas doenças, dentre elas estão a diabetes e o acúmulo de gordura no fígado. O único remédio aprovado para o controle de absorção de açúcares (um inibidor de de ɑ-glucosidases) funciona apenas para açúcares maiores, como os di e polissacarídeos, e não para açúcares simples como a glicose e a frutose (estrutura química indicada na Figura 1), presentes em frutas e em bebidas, por exemplo. 

Figura 1: Sacarose, um dissacarídeo, composto por dois monossacarídeos, glicose e frutose
Fonte: Autoria própria

Os açúcares, contudo, são absorvidos no nosso intestino na forma de glicose, um monossacarídeo. Dessa maneira, seria mais interessante um medicamento que impedisse a absorção de glicose no intestino. Assim, pesquisadores da Universidade Jiao Tong de Xangai elaboraram um nanopolímero contendo ácido borônico-diol (Nano-poly-BA, Figura 2) capaz de reter não apenas os polissacarídeos, mas também os monossacarídeos como a frutose. 

Esse polímero pode ser administrado oralmente e, no intestino, é capaz de impedir tanto o metabolismo dos sacarídeos quanto sua absorção para a corrente sanguínea. Isso permite com que os níveis de glicemia no sangue se mantenham em limites aceitáveis, assim como o fígado não acumule glicose e, consequentemente, gordura e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. 

Figura 2: Representação do polímero Poly-BA, onde m e n representam o número de repetições dos trechos em parênteses.
Fonte: Shi et. al (2022)


A partir deste exemplo, é possível observar mais um dos recursos valiosos para a melhora da qualidade de vida e da saúde humana que a nanotecnologia torna possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *