Nanobalanças Para Células Vivas

Esquema e microfotografia da balança de células. [Imagem: David Martínez-Martín et al. – 10.1038/nature24288]
O pesquisador David Martinez Martins, junto com uma equipe da Universidade da Basileia (Suíça) e College de Londres (Reino Unido), desenvolveu uma balança capaz de medir “coisas” vivas. Já existem balanças capazes de pesar moléculas individuais e até um único próton, porém quando se trata de células essa tarefa torna-se um desafio, pois a superfície é úmida e mole, necessitando assim de um equipamento mais específico. Essa balança possui uma estrutura de cristal finíssimo de silício transparente e recoberto de colágeno. O cristal permanece fixo por uma extremidade e a outra oscila livremente. As células que pesam entre dois e três nanogramas (10-9 gramas) são pesadas dentro de uma câmara de cultura controlada.

Com o uso desta balança o grupo de pesquisa visa o monitoramento das células individuais ou não, mostrando a partir de equipamentos essas mudanças da célula em tempo real, sendo possível medir as influências de várias substâncias sobre a massa celular, podendo assim saber o que ocorre quando a mesma é infectada por um vírus. A “nanobalança” deve beneficiar os biólogos e bem como pode contribuir futuramente para a detecção de doenças e/ou levar medicamentos para dentro do corpo. Isso poderá ocorrer a partir do trabalho em conjunto desses pesquisadores que pesquisam a funcionalização de nanopartículas.

Para saber mais sobre essa incrível balança, basta acessar o seguinte endereço: eletrônico: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=a-vida-pulsa-continuamente-esta-balanca-mede-essa-pulsacao&id=010165171108#.WgQtRlWnGUk

Imagem retirada do próprio Site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *