Equipe NanoEach visita a Nanotradeshow

[Imagem:Da esquerda para direita: Profº. Dr. Antônio D. Santos – IF/USP e Profº. Dr. Delmárcio Gomes da Silva – IQ/USP.]
Entre os dias 26 e 28 de setembro de 2017 ocorreu o Nano Trade Show no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes). O evento ocorreu no Espaço NanoSoluções em parceria com a feira NanoTradeShow e foi dedicado exclusivamente à Nanotecnologia, levando ao público em geral as mais recentes evoluções técnicas, aplicações, equipamentos etc.

As palestras tiveram início às 14h do dia 26/09, e o primeiro convidado a se apresentar foi o Profº. Dr. Delmárcio Gomes da Silva – IQ/USP, cujo tema foi “Nanotecnologia na Educação: inovações e oportunidades para formar a geração do futuro”. Com esta abordagem pioneira, o professor coloca a Nanotecnologia como área a ser difundida no âmbito escolar na forma de uma disciplina eletiva, levando em conta as novas regras da educação básica no Brasil. Além disto, foi apresentado o conceito de “marketing educacional”, onde empresas poderiam ser parceiras das escolas para que a Nanotecnologia pudesse ser trabalhada com os alunos com o máximo de eficiência, uma vez que materiais de apoio poderiam ser disponibilizados às escolas.

É importante ressaltar este tema, pois a área de Nanotecnologia ainda é pouco conhecida em ambientes escolares no Brasil, apesar dos inúmeros produtos disponíveis no mercado oriundos da tecnologia “Nano”. Aproximar este conhecimento científico dos alunos é crucial, pois estes, desde cedo estariam incluídos no contexto, desmistificando esta área do conhecimento que, por ser considerada relativamente nova em meios acadêmicos, gera ideias equivocadas.

O prof. Antônio D. Santos – IF/USP apresentou a palestra “Plasmons de superfície em filmes finos e nanopartículas de metais nobres”.

Além disto, o Prof. Dr. Henrique E. Toma – IQ/USP (organizador do evento e pioneiro no estudo de Nanociência e Nanotecnologia no Brasil) também apresentou um de seus trabalhos: “Nanoplasmônica e Sers na Química e Medicina”.

Ao todo foram ministradas dezessete palestras pelos mais renomados nomes no meio acadêmico no estudo da Nanotecnologia ao longo destes três dias de feira para o público em geral.

Gentilmente, os professores Delmárcio Gomes e Antônio D. Santos cederam uma foto à equipe NanoEach.

Nas próximas semanas o grupo NanoEACH irá abordar as linhas de pesquisa acadêmica de alguns palestrantes do NanoSoluções, aguardem!!!