Nanotecnologia e vacinas: Como se dá essa união?

A nanotecnologia se refere à ciência em nanoescala, que engloba componentes na faixa de 1 a 100 nanômetros de diâmetro. Assim, as chamadas nanopartículas são candidatas para utilização em diagnósticos e tratamentos na saúde humana. Dentre elas estão as nanovacinas, que induzem a resposta imune desejada a partir de formulações em nanoescala.
No início, a produção de vacinas continha microrganismos atenuados ou inativados (bactérias e vírus) em sua composição, mas atualmente as vacinas podem contar com subunidades do patógeno em questão. O melhoramento proposto pela nanotecnologia para a produção de nanovacinas consiste na promoção de respostas imunes específicas e poderosas a partir da inclusão de anticorpos e/ou moléculas do sistema imunológico.
O funcionamento das nanovacinas, quanto à modulação da resposta imune, compreende nanopartículas de 10 a 100 nanômetros que adentram a matriz extracelular e se transportam para gânglios linfáticos, onde os macrófagos são capazes de incorporá-las e ativar as células T para promoção de uma forte resposta imune. Além disso, o adjuvante e antígeno (compostos por nanopartículas) estendem sua exposição em órgãos linfóides com a finalidade de produzir respostas imunológicas duradouras, potentes e eficientes.
Influenza, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e até mesmo o coronavírus estão entre os vírus estudados de um ponto de vista nanotecnológico. Nanovacinas contra o coronavírus têm sido estudadas a fim de investigar novas estratégias para o controle da pandemia. As abordagens que já estão em estudo para as nanovacinas incluem vírus atenuados, subunidades particuladas, ácidos nucléicos e vetores virais recombinantes, seja em nanoformulações ou em micelas poliméricas.

Adaptado de: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8367085/

Para entender melhor os aspectos de inovação, aplicações, perspectivas, oportunidades e desafios da nanobiotecnologia e nanomedicina, assista à palestra da Dra. Elidamar Nunes, autora do artigo em questão (essa palestra foi realizada durante o Congresso Nacional de Ciências Naturais/ da Natureza – CONCINAT): https://www.youtube.com/watch?v=ouZRifWxb8I

Para mais informações sobre os avanços e perspectivas no uso de nanotubos de carbono no desenvolvimento de vacinas acesse: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8367085/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *