Uso de nanopartículas para estancar sangramento por lesões traumáticas

A ocorrência de sangramentos decorrentes de lesões por traumas ocasiona a morte de cerca de seis milhões de pessoas por ano no mundo. Para quem sofre uma lesão hemorrágica, estabilizar rapidamente coágulos é crucial para reduzir a perda de sangue.

Por essa razão, pesquisadores biomédicos da Case Western Reserve University desenvolveram  sistemas artificiais de plaquetas capazes de  reduzir ou estancar o sangramento. Esta nova tecnologia centra-se na criação de nanopartículas que facilitam a formação de uma malha de proteínas que atua como uma rede natural,  mesmo quando as plaquetas naturais foram significativamente esgotadas. Segundo Anirban Sen Gupta, professor de engenharia biomédica da Case Western Reserve, sua equipe de pesquisa não só  conseguiu formar um tampão para reduzir o sangramento de uma lesão traumática, mas também ajudar a formar fibrina, uma malha de proteína que prende o tampão, estabilizando ainda mais o coágulo.


 Microscopia eletrônica de varredura de um coágulo sanguíneo. As áreas em rosa representam as plaquetas sanguíneas. fonte: https://thedaily.case.edu/ 

O próximo passo é a realização de ensaios clínicos que comprovem a eficácia e a segurança da tecnologia de plaquetas artificiais, o que irá reforçar um grande avanço dos cientistas para desenvolver e otimizar esse novo design nanotecnológico de substitutos sintéticos de plaquetas.

Para entender melhor como funcionam as plaquetas artificiais, acesse: https://thedaily.case.edu/stopping-heavy-bleeding-with-improved-artificial-platelets/#:~:text=They%20reported%20that%20the%20nanoparticles,procoagulant%20nanoparticle



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *