Cúrcuma: Para Além de um Tempero

A cúrcuma (Curcuma longa), também conhecida como açafrão da terra, é uma planta herbácea usada há muitos anos em diversas culinárias ao redor do mundo. Entretanto, pesquisas recentes revelaram que o principal composto de sua raíz, a curcumina, tem diversas aplicações interessantes à saúde humana. 

Esse fato já pode ser observado, principalmente, em seu país de origem, a Índia, onde por séculos essa planta tem sido utilizada como medicinal na ayurvédica. Com efeitos anti-inflamatório, antioxidante, anticancerígeno, antimicrobiano, entre outros, sua aplicação é dificultada por sua pouca solubilidade em água, baixa absorção pelo organismo e rápida degradação. Esses fatores são ainda exacerbados pela heterogeneidade dos estudos já realizados sobre os efeitos dessa planta, que ainda tem seus compostos bioativos afetados pela sua forma de preparo. 

Contudo, com o auxílio da nanotecnologia, foi possível explorar possibilidades para contornar esses problemas. Como, por exemplo, o uso de laser azul para o tratamento de câncer (imagem 1). Neste caso, a irradiação desse laser fez com que a curcumina começasse a produzir espécies reativas de oxigênio, capazes de destruir as células, por meio de terapia fotodinâmica, eliminando células cancerígenas. Mas, para que isso acontecesse foi necessário que a curcumina fosse dissolvida em uma emulsão de água e óleo, aumentando sua solubilidade e sendo transformada em uma nanopartícula capaz de se fundir às membranas celulares e introduzir-se em seu interior. Ainda nesse estudo, foram exploradas também suas propriedades bactericidas frente à espécie Enterococcus faecalis, já que não se tem antibióticos até o momento para esta espécie, mas via tratamento fotodinâmico já existe tratamento. 

Imagem : Exemplificação gráfica do experimento realizado com laser azul, Fonte: MACHADO et al.

Outra aplicação se refere à produção de curativos com base em curcumina, devido suas propriedades antibacterianas. Esse curativo multifuncional é composto por duas camadas (imagem 2): a primeira, em que a curcumina fica dissolvida dentro de mantas de microfibras biocompatíveis que fazem uma lenta liberação da substância à ferida e, a segunda camada, que é composta por fibras de dimensões nanométricas que têm a função de proteger a ferida contra a entrada de microorganismos e retardar a processo de degradação da curcumina quando exposta à luz. As vantagens do uso desse curativo é a potencial redução da infecção e o balanceamento da umidade local, permitindo a troca gasosa e o transporte de nutrientes que estimulam a cicatrização. Foi feito também outro curativo com celulose bacteriana e curcumina para tratar leishmaniose tegumentar, em que a curcumina em nanoemulsão foi incorporada na película de celulose, que, ao serem testados, foram capazes de reduzir a infecção e, em combinação com medicamentos tradicionais, reduzir o tempo de tratamento. 

Imagem 2: Exemplificação gráfica do desenvolvimento do curativo de curcumina, Fonte: CHAGAS et al.

Para mais informações, acesse:

MACHADO, F. C. et al. Effect of curcumin-nanoemulsion associated with photodynamic therapy in breast adenocarcinoma cell line. Bioorganic & Medicinal Chemistry. v. 27, n. 9, p. 1882-90. mar. 2019.

CHAGAS, P. A. M. et al. Bilayered electrospun membranes composed of poly(lactic-acid)/natural rubber: A strategy against curcumin photodegradation for wound dressing application. Reactive and Functional Polymers. v. 163 104889. 23 mar. 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *